Notícias

TRT firma parceria com Governo de MT para empregar vítimas de violência doméstica

14/08/2024 às 09:11

Com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica e vulneráveis, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), por meio da Ouvidoria da Mulher, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado de Mato Grosso. A parceria, que inclui a Sesp-MT, Polícia Judiciária Civil e a Delegacia da Mulher de Cuiabá, foi firmada nessa terça-feira (13).

Os termos constam no Acordo de Cooperação Técnica 09/2024 do TRT/MT que, além do atendimento no TRT de mulheres em vulnerabilidade, implementa o programa Transformação, por meio do qual o Poder Judiciário cria critérios para reserva de vagas nos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados para pessoas em condição de vulnerabilidade e violência doméstica.

Com a parceria, o Tribunal terá acesso a uma lista de mulheres em situação de vulnerabilidade social em Mato Grosso aptas a preencher essas vagas. “Vamos ter acesso a esses nomes, observada a Lei Geral de Proteção de Dados, de mulheres capacitadas a preencher vagas nos contratos de terceirização do TRT/MT por programas sociais desenvolvidos pela primeira dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes”, explica a Ouvidora da Mulher do TRT/MT, desembargadora Beatriz Theodoro.

O acordo foi firmado durante a solenidade de assinatura dos Termos de Adesão ao Programa SER Família Mulher, em Primavera do Leste, realizada durante a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, que realiza expedições para atender mulheres em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso. Ao assinar a parceria, Virginia Mendes destacou a importância de unir forças para garantir os direitos das mulheres. “Quero agradecer a todas as pessoas empenhadas em acabar com o ciclo de violência doméstica. Estamos utilizando todos os recursos disponíveis na luta contra a violência doméstica e o feminicídio”, afirmou.

Ouvidoria da Mulher

O termo assinado também renova a parceria que permite o recebimento e encaminhamento de denúncias de violência feitas na Ouvidoria da Mulher do Tribunal para investigação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher.

Fonte: TRT23

Sitevip Internet