Notícias

Gente que Inspira: conheça Aira Beatriz, cientista que luta pela democratização do acesso à ciência

25/07/2023 às 08:48

Aira Beatriz, de 23 anos, é uma das homenageadas pelo Tribunal Superior do Trabalho na nova edição do projeto “Gente que Inspira”, que ocorrerá no dia 1º de agosto. Desde a adolescência, ela é engajada nas questões voltadas para a sustentabilidade e a educação ambiental. Ainda no colégio, em Macapá (AP), realizou projetos de iniciação científica que foram premiados no Brasil e no exterior.

A jovem já representou o país em diversos eventos internacionais, como na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS), na Sérvia, onde conquistou o prêmio Destaque em 2018, e na Assembleia da Juventude da Friendship Ambassadors, na Universidade de Nova Iorque (EUA), em 2019. No mesmo ano, ela recebeu a medalha de bronze em ciências ambientais na feira I-FEST, na Tunísia, que reúne jovens pesquisadores de vários países.

Aira também é uma das fundadoras do instituto “Leva Ciência”, que tem o objetivo de auxiliar a democratização do acesso à ciência. A entidade, cuja atuação atingiu a vida de mais de 8 mil estudantes da rede pública, fez Aira ser considerada pela revista Forbes Brasil como uma das brasileiras com menos de 30 anos mais promissoras do país.
Ferramenta de transformação

Segundo Aira, o preconceito contra o Norte do Brasil lhe deu coragem para falar de ciência a estudantes e professores no Amapá. Ela e a professora Danielle Brito criaram o Instituto Leva Ciência em 2018. “Um dos nossos objetivos é permitir que crianças, jovens e profissionais da educação do Amapá tenham oportunidades e êxitos na ciência”, explica. Para ela, esse também é o caminho para o desenvolvimento social. “O que me inspira a trabalhar a ciência é o fato de que ela é ferramenta de transformação na vida das pessoas, assim como foi na minha.”

O “Gente que Inspira - Jovens” ocorrerá como parte da programação do Seminário Trabalho Decente, de 1º a 3 de agosto, na sede do TST.

Fonte: TST

Sitevip Internet