Notícias

ABRIL VERDE – Ações de prevenção de acidentes chegam a 800 trabalhadores do interior

25/04/2023 às 09:18

Cerca de 800 trabalhadores e proprietários de sete frigoríficos localizados em cidades do interior de Mato Grosso participaram neste mês de palestras sobre a importância de se promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. A ação foi realizada por juízes do trabalho como parte da campanha Abril Verde, que busca levar informações sobre prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.

Os encontros foram realizados em indústrias frigoríficas instaladas em Juína, Colíder, Tangará da Serra e Rondonópolis e marcam a intensificação das ações de prevenção de acidentes promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT).

A programação do Abril Verde foi desenvolvida pela coordenadoria regional do Programa Trabalho Seguro e teve como foco a interiorização das ações. “Este ano a nossa preocupação foi de interiorizar o programa, levando o diálogo social da importância do trabalho seguro no interior do estado em cidades longínquas e fronteiriças”, explicou a juíza auxiliar da Presidência do TRT-23, Michelle Saliba.

Em Juína, no Noroeste do estado, o juiz Adriano Romero esteve no dia 17 com os trabalhadores da linha de produção, da área administrativa e representantes dos proprietários do RS Frigorífico, que industrializa carne bovina e, no dia seguinte, com a equipe do Dom Porco Frigorífico, atingindo cerca de 100 participantes.

No Médio-norte, o juiz Mauro Vaz Curvo, titular da 1ª Vara do Trabalho Tangará da Serra, falou no dia 19 para a planta frigorífico da Marfrig. A palestra reuniu 80 pessoas, entre diretores, advogados, engenheiros e técnicos de segurança, trabalhadores e jovens aprendizes. Na região Sul, cerca de 400 trabalhadores do Frigorífico Agra compareceram à palestra da juíza Karina Rigato, titular da 3ª Vara de Rondonópolis.

Na mesma semana, a juíza Graziele de Lima intensificou as orientações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para os trabalhadores do setor frigorífico de Colíder, no Norte do estado. No dia 18 para a equipe da JBS e, no dia seguinte, para os do Frigorífico Boa Carne, reunindo mais de uma centena de participantes.

Encerrando a programação no estado, a juíza Karine Bessegato fará a última palestra na quarta-feira (26) para trabalhadores de Pontes e Lacerda, no Sudoeste mato-grossense.

Kits educativos

Ao final das palestras, foram distribuídos kits do Programa Trabalho Seguro, com camiseta, cartilha e folders sobre saúde e segurança do trabalho na busca de intensificar e fixar as informações sobre a importância da participação de todos na prevenção.

A juíza Graziele de Lima, uma das gestoras regionais do programa, ressaltou que o acidente de trabalho não afeta somente a vítima, embora ela seja a que mais sofre as consequências. “A responsabilidade sobre a prevenção ao acidente de trabalho é da sociedade, do empregador, do empregado, enfim de todos nós, porque o reflexo disso impacta em todos os ângulos”, afirmou.

Abril Verde

O mês de abril conta com duas datas importantes envolvendo acidentes do trabalho: o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28.

A escolha dos frigoríficos para receber a ação preventiva em Mato Grosso se deu em razão do setor ocupar o primeiro lugar no ranking das atividades com mais notificações de acidentes do trabalho no estado.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam que o abate de reses, exceto suínos, registrou no ano passado em Mato Grosso 949 acidentes, o que representou 10% de todas as notificações realizadas no período. A atividade frigorífica envolve um trabalho penoso e que tem riscos potencializados por lidar com facas, objetos cortantes e movimentos repetitivos.

Além das palestras, as ações do Programa Trabalho Seguro deste mês incluem a iluminação do prédio do TRT-23 na cor verde, em alusão à cor símbolo da campanha de prevenção, e a inclusão nas atas de audiências a frase: “Segurança e saúde do trabalho, a prevenção é sempre o melhor caminho”. Também foi realizada a divulgação do tema na imprensa e nos veículos oficiais de comunicação do Tribunal.

Fonte: TRT23

Sitevip Internet