Tribunal, MPT e Amatra firmam parceria para realização da Corrida do Trabalho
27/01/2023 às 08:48
O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-23) e o Ministério Público do Trabalho firmaram, nessa quinta-feira (26), o termo de cooperação para realização da 4ª edição da Corrida do Trabalho. O documento instituiu uma comissão para organização do evento que vai discutir a importância do Jovem Aprendiz, programa que proporciona a inserção correta de pessoas entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.
O lançamento foi conduzido pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Barrionuevo, após a primeira sessão do Tribunal Pleno do ano.
A 4ª edição da Corrida do Trabalho será um importante canal para divulgação do programa de aprendizagem, segundo a juíza Eleonora Lacerda, que faz parte da comissão organizadora. “Muitas empresas não sabem que são obrigadas a ter um mínimo de pessoas menores trabalhando como aprendizes. Vamos trazer os aprendizes para correr também e eles vão ter inscrição gratuita! Vai ser um evento muito legal para trabalharmos juntos”.
Conforme o termo de compromisso assinado, a Amatra-23 é a responsável financeira pelo evento. A presidente da entidade, juíza Dayna Lannes, é uma entusiasta da Corrida do Trabalho. “A associação se sente honrada em ser parceira desse projeto que é tão importante para a sociedade e tem o prestígio de carregar o nome do TRT e do MPT”.
O procurador-chefe do MPT/MT, Danilo Vasconcelos, destacou a importância das parcerias entre as instituições para promover o trabalho decente e a dignidade dos trabalhadores na região. “O MPT agradece a parceria e está sempre disposto a promover os temas mais sensíveis da nossa atuação prioritária, como o trabalho infantil, que tem na aprendizagem uma importante política social de inserção do jovem no mercado de trabalho”.
Corrida do trabalho
A 1ª Corrida do Trabalho foi realizada em 2016 com o tema Trabalho Seguro. Desde então, o evento entrou para o calendário de corridas de rua de Cuiabá. A iniciativa foi idealizada para estimular a prática de esportes físicos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida de empregados e empregadores, além de divulgar temas importantes para toda a sociedade.
Com o tema “Diga não ao trabalho infantil’, a 2ª edição do evento foi realizada em 2018 e buscou alertar sobre os perigos da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. A 3ª edição, em 2019, levou o mote “Correndo por mais Justiça e Cidadania”. O tema foi ao encontro do anseio social de fortalecimento do sistema de justiça e da luta pela garantia de direitos.
As corridas do trabalho são realizadas sempre em 1º de maio, dia do Trabalho. Conta com diversas provas e uma etapa kids. A comissão organizadora do evento vai divulgar, em breve, informações detalhadas sobre percurso e inscrições.
Fonte: TRT23